Um fim de semana em Curitiba

Curitiba, Paraná – maio/2008
Esta foi uma das nossas viagens loucas! Tinhamos milhas a vencer pela TAM e resolvemos utilizar em um fim de semana ultra rápido e econômico em Curitiba.
Saímos de São Paulo no sábado bemmm cedo, pegamos o avião e chegamos em Curitiba com uma mochila nas costas cada. Não tínhamos muito idéia do que fazer, mas sabíamos que havia um ônibus de turismo da prefeitura bem barato que nos levaria a todos os pontos turísticos da cidade.
No aeroporto perguntamos se havia outro transporte que nos levasse até o centro da cidade, fora o taxi. Nos informaram sobre um ônibus específico do aeroporto e fomos! Realmente foi bem mais barato do que um taxi.
Chegando no centro da cidade logo fomos procurar a “rua 24 horas” que ouvimos falar… chegando lá, vimos que estava fechada para reforma… rss… Isso não é impossível de acontecer em outros lugares, então é bom sempre se informar se for um lugar que você realmente quer conhecer – imagina quantas pessoas vieram de todo o mundo ao Rio de Janeiro para conhecer o Cristo Redentor na época em que ele estava fechado para reforma, não é?
Em frente a Rua 24 horas já pegamos o ônibus de turismo que passa nos 24 pontos principais da cidade. Ele passa a cada 30 minutos em cada ponto e percorre aproximadamente 44 km em cerca de 2 horas e meia. Para embarcar você compra uma cartela com 5 tíquetes e tem direito a um embarque e 4 reembarques. Então olhe no mapa todas as atrações e programe-se se não quiser comprar mais de 1 ticket.

Jardim Botânico

Descemos primeiro no Jardim Botânico, e no dia em que fomos estava um frio absurdo! Os jardins são lindos, super bem cuidados. A estufa é um lugar bem legal com várias espécies de plantas e flores. Quando estivémos lá estava acontecendo uma exposição de orquídeas em um dos pavilhões.

Jardim Botânico
estufa do Jardim Botânico

Saindo de lá, fomos direto para o Museu Oscar Niemeyer. A arquitetura é fantástica e, como sou arquiteta, vocês podem imaginar quanto tempo ficamos por lá.

Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer
eu e meu "amigo" Niemeyer

Saindo do museu, já estávamos morrendo de fome. Procuramos algum lugar para lanchar ali perto, mas não encontramos nada… eu já estava quase caindo… rss
Para economizar nosso bilhete de passeios, pegamos um ônibus da linha comum até o nosso hotel. Ficamos no Ibis Curitiba Centro Cívico que para a nossa surpresa fica a um quarteirão de distância do Shopping Mueller. Já havíamos reservado o quarto para uma noite pelo telefone. O hotel era simples, mas bem aconchegante e limpo.
Já era umas 3 e meia da tarde e perguntamos no hotel onde poderíamos sair para almoçar naquele horário. Nos indicaram um restaurante mineiro que fica na rua do hotel, em frente ao shopping. Nossaaaaa… comemos muuuuito – estava tudo delicioso! Voltamos para o hotel e dormimos o resto da tarde depois de comer tanto tutu de feijão!
É importante ressaltar uma coisa: não temos “medo de perder tempo” descansando na viagem. Dormimos no fim da tarde porque estávamos acordados desde as 5 horas da manhã e ficamos andando até parar para almoçar no meio da tarde. Se você está viajando a passeio, permita-se descansar e fazer nada também! Aproveite sem se cobrar muito!
À noite fomos ao shopping para jantar e dar um volta.

na Av. Cãndido de Abreu - próximo ao Shopping

No dia seguinte cedo tomamos café da manhã no hotel, fechamos nossa conta, colocamos as mochilas nas costas de novo e saímos para passear e conhecer mais um pouco da cidade.
Pegamos o ônibus de turismo próximo ao passeio público. Nossa primeira parada foi a Ópera de Arame. Uma contrução linda de estrutura tubular para concertos e shows.

Ópera de Arame

Passamos por toda a cidade com o ônibus, mas resolvemos fazer nossa última parada da Torre Panorâmica, por 1 motivo: o horário do nosso vôô de volta para São Paulo não era muito tarde, pois a passagem era promocional (aquelas com “apenas 3 mil milhas cada trecho”).

vista da Torre Panorâmica

Da torre avista-se a cidade toda, e apesar de não ser um passeio imperdível, para uma viagem curta e com pouco tempo para ver tudo achamos que valeu a pena.
Saindo dali, fomos direto para o centro da cidade pegar novamente aquele ônibus que faz conexão do centro com o aeroporto.
Almoçamos no aeroporto mesmo e voltamos para São Paulo.
Foi uma viagem pequena, mas muito proveitosa! Nos divertimos muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: